SWING OUT STUDIO

confira nossos novos horários!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dançar na 3ª idade = Qualidade de Vida

Podemos perceber que a expectativa média de vida, vem sofrendo acréscimo ao longo dos tempos; isso se dá, devido à melhoria da qualidade de vida: satisfação e bem-estar.
            O que vem acontecendo ultimamente, no segmento da terceira idade, é uma sensível mudança em relação às atitudes e aos comportamentos. De pessoas inertes, passivas e dependentes transformam-se em pessoas atuantes, bem resolvidas e autônomas. Este modo de ser é classificado pelos profissionais de saúde como: "envelhecimento ativo".
            É importante que as pessoas que estão na terceira idade procurem ter como meta um estilo de vida ativo. Neste sentido, é necessário buscar um tipo de atividade que lhe de prazer, divertimento, satisfação. Várias atividades podem ser destacadas, mas é através da dança que me proponho trazer benefícios a essas pessoas.
            A dança pode trazer muitos benefícios e pode representar uma importante aliada na manutenção da capacidade orgânica e funcional durante o processo de envelhecimento como: a diminuição da depressão, a melhoria da auto-estima, o equilíbrio, o aumento da densidade óssea, a manutenção dos reflexos, a flexibilidade, a mobilidade, a melhoria da capacidade cardiorrespiratória e também a ajuda no controle ou redução das repercussões de doenças, entre outras: diabetes, artrite, osteoporose, doenças cardíacas, obesidade. 
Devemos sempre estar cientes de que, "uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões. Obrigada!!!