SWING OUT STUDIO

confira nossos novos horários!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O prazer de dançar

Comecei a dançar bem pequenininha...fazia balé clássico!!! Imaginem só, um ser-humano deste tamanho fazendo balé...é até engraçado!!! Falo deste tamanho porque nunca fui pequena, e quando era pequena, era maior que todo mundo....que confusão!!!
... Voltando...Naquela época dizia que seria bailarina, tinha uma professora ótima que tinha cabelos cacheados, como os meus, e eu queria ser igual a ela. Ela era linda!!! Até que engravidou... e foi ter seu bebê e colocaram uma velha chata para substituí-la! Foi quando toda a beleza do balé, virou um inferno na minha vida, chorava pra ir, chorava durante, chorava depois, até que minha mãe me tirou do balé! 
Mas a vontade de continuar dançando não diminuiu. Aprendi muitas outras coisas, fiz ginástica rítmica, circo e comecei na Dança de Salão, e me apaixonei!!!
No começo, achava que era dança da 3ª idade, coisa de velho, mas deixei meu preconceito de lado e fui fazer um teste em uma academia pra saber em que nível eu ficaria. Dancei um bolero!!! Eu era forrózeira!!! Mas eu adorei... e continuei... comecei com samba de gafieira... dei um passeio pelos outros ritmos da dança de salão... e descobri o prazer de dançar bolero... prazer??? Eu era muito menina, metida e me achava melhor que todos... eu dançava bem... mas não era isso que me fazia dançar!!!
Eita, que estranho que está ficando isso...!!!!
Pois é, sempre amei dançar, e na dança de salão, me realizava, principalmente dançando com aqueles que sabiam muito, me acabava de dançar, mas só dançava com quem sabia, aqueles que ainda não tinham muita intimidade com a dança... coitados... deixava-os de lado.
Aí veio a faculdade, Artes do Corpo na PUC, entrei em contado com a dança contemporânea, com muitas outras técnicas, descobri o verdadeiro funcionamento do corpo humano, descobri também que podemos dançar sem música!!! Isso era realmente estranho, na verdade estranho mesmo, foi descobrir que podemos dançar na música sem estarmos marcando o ritmo dela... aí tudo se complicou!!! Ah... e tinha uma matéria chamada teoria geral de sistemas, e o que mais lembro, era que chegava um momento que a gente entrava em conflito, e que isso era bom, e que depois vinham as resoluções, e a gente crescia, aprendia, evoluia, e depois outro conflito, e assim por diante. E neste momento eu estava em crise. Eu dançava sem música, dançava com  música, mas sem a música, eu dançava!
E foi aí que descobri o que era dançar! 
Dançar tem a ver com sentimento, amor, paixão, ódio, raiva, são eles que te fazem dançar. Dançar não tem nada a ver com a quantidade de passos que sabe fazer, ou o quão alto vai a sua perna. 
Hoje sou professora de dança de salão, e foi na época da faculdade que descobri o verdadeiro prazer da dança, aquele descompromissado, que faz com que eu sinta prazer em dançar com o que sabe e com o que não sabe, que eu sinta prazer em não fazer passo algum, e ainda assim aprender muito mais que qualquer aula técnica poderia me dar!
Tem coisa que é difícil por no "papel", a gente sente. 
Descubram vocês também, o grande prazer da vida que é dançar, e deixem que isso te leve para lugares jamais visitados e despertem desejos, jamais desejados.
Para aqueles que são alunos, deixe a dança te levar!!! Não tenha pressa, sinta mais, feche os olhos e voe... para bem longe dentro de você. E ao se encontrar, se abrace, e dance com você mesmo, descubra como é bom, abra os olhos e perceba que o outro é como você, e pode sim ser muito bom dançar com qualquer pessoa. 
Dançar é muito mais que reproduzir uma sequência de passos, vai além dos limites do nosso corpo... Voe...

Um comentário:

  1. ...sem contar o PRIMEIRO ritmo, ainda menininha: a LAMBADA! (ganhou até um concurso...)Ah, e teve tbém Tae Kwon Do e Kung Fu, que não deixam de ser uma dança tbém. E, sem sombra de dúvida, você sempre foi maravilhosa em tudo o que envolvia o corpo. É um dom sublime que você tem, MARAVILHOSA!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas sugestões. Obrigada!!!